sábado, 19 de dezembro de 2009

Presente de Chinês

Papel,pólvora,macarrão,bússola,seda...Essas são algumas das mais famosas invenções chinesas.Mas o país do tai chi chuan mostra ao longo da história que não há limite para a criatividade.Descubra outros itens com os quais a China nos presenteou e que hoje fazem parte da nossa vida.
Dois mais dois:
Da dona de casa ao executivo, do camelô ao supermercado- a maquininha de calcular tão presente em nossa vida nasceu com o nome de ábaco no século 6 a.c. e durante os 24 séculos seguintes foi o principal meio para fazer cálculos.Nessas primeiras calculadoras, formadas por fios paralelos e pedrinhas deslizantes, as contas eram feitas da esquerda para direita, de cima para baixo.
Gelinho saboroso:
Uma pasta de leite de arroz misturado com neve, tipo uma raspadinha-assim , acredita-se que eram feitos os primeiros sorvetes inventados há mais de 3 mil anos.Tempos depois, a invenção gelada foi levada à Roma por Alexandre, o Grande.Lá a receita foi adotada e adaptada( e ,diga-se de passagem,aprimorada) já que passou a misturar frutas e mel ao gelo.
Idéia curinga:
No princípio,eram apenas tiras de papel, marcadas com conchas de pedras, flechas e ossos: os primeiros baralhos da História surgiram na China no século 10 e serviam apenas para rituais de adivinhação.Cerca de 300 anos depois, a invenção chegou à Europa, onde inspirou o tarô, organizado em baralhos de 22 cartas. A versão moderna do baralho, destinada para jogos e com 52 cartas, surgiu no final do século 16.
Céu colorido:
Papel de seda, varetas de bambu, linha e cola branca. Misturando materiais simples, os chineses inventaram uma das brincadeiras mais divertidas de todos os tempos. A pipa foi criada na China em cerca de 1000a.C. com o objetivo de transmitir mensagens à distância, principalmente durante batalhas. A tradição ainda é uma paixão nacional. Todos os anos no dia 9 do mês 9, homens e crianças (apenas do sexo masculino) dirigem-se às colinas do país para enfeitar os céus com as cores vibrantes de seus papagaios(pipas).
Fonte: Guia dos Curiosos.

Tai Chi Chuan

O pai do Tai Chi Chuan
Era uma vez um sábio chinês.Depois de abandonar as riquezas de seu reino,ele passou anos andando sozinho pelas florestas e montanhas da China.Observando o mundo ao seu redor e praticando meditação todos os dias,desenvolveu um sistema filosófico para explicar a natureza da vida e o funcionamento de todas as coisas.Seu nome era Lao Tsé e sua lenda conta que, certo dia,quando tentava entrar no Tibete, ele foi detido por um guarda de fronteira, que perguntou se ele carregava algo de valor.Como respondeu que seu único bem era o conhecimento, o esperto guarda exigiu que ele deixasse toda essa sabedoria registrada. Tres dias depois,Lao Tsé entregou ao vigilante aquele que viria a ser o grande livro sagrado do taoísmo, o Tao Te Ching ( O Livro do Caminho e da Virtude ).Seus ensinamentos deram origem às práticas essenciais da filosofia oriental: do Yin-Yang à Astrologia Chinesa, do I Ching ao Feng Chui, da Acupuntura ao Tai Chi Chuan.
Vale a pena conhecer suas frutíferas mensagens e se inspirar em suas sutis lições:
"Quem conhece o outro é sábio
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Quem vence o outro é forte
Quem vence a si mesmo é invencível
Quem conhece a alegria é rico
Quem conserva seu caminho é inabalável"
" Ser profundamente amado por alguém nos dá força
Amar alguém profundamente nos dá coragem."
" As palavras verdadeiras não são agradáveis
e as agradáveis não são verdadeiras"
" Uma longa viagem de mil milhas inicia-se com o movimento de um pé."
Fonte: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Atenção mulheres!!

10 sintomas de uma crise de meia idade (dos homens) :
1- mudança de emprego: este é um sinal de alerta precoce e assustador de que o colapso é iminente. Quando ele chega em casa e anuncia que vai largar a carreira de 30 anos no setor de seguros para abrir uma cervejaria artesanal, vc já sabe , lá vem os solavancos.
2-comportamento que põe a vida em risco.
é quando ele chega em casa e anuncia que vai participar de esportes radicais como, bungeejump, surf em mar revolto... "a vida é curta", ele filosofa." não quero morrer sem nunca ter me jogado de um penhasco."
3-cuidados com a aparência: Certo dia ele se olha no espelho e vê um senhor.Aaahh!Entra em pânico e compra cortadores de pelos do nariz, troca o barbeiro de sempre por um cabeleireiro que faz reflexos, marca a depilação das costas e compra roupas modernas e perfume masculino de almíscar
4- retorno ao comportamento dos 20 anos. Essa tentativa clássica de recuperar a juventude perdida costuma envolver o desejo súbito de ir a festivais de música que duram 3 dias, beber demais, deixar revistas velhas e latas de bebida no carro e só comer espetinhos e macarrão instantâneo. Acaba passando ou leva ao sintoma número 5.
5-mania de exercício: vai a academia 3 vezes por semana e observa seu reflexo na janela quando tira do carro a nova tv de tela plana.Um dos poucos sintomas da crise da meia -idade que deve ser encorajado.
6-compras exorbitantes: voce volta do trabalho e encontra uma Harley-Davidson, uma lancha a motor, uma picape superluxo na garagem e uma tv de tela plana de 65 polegadas instalada na sala.Esse dinheiro era para durar até vcs terem 90 anos, mas é bom vê-lo sorrindo, para variar...
7- paqueras: É a velha armadilha do "será que ainda consigo?". Essa pergunta torturante leva muitos homens de certa idade a engrossar a voz, inclinar-se sobre a mesa da recepção, jogar para trás o cabelo que acabou de receber reflexos e dizer coisas como: "Que tal uma balada hoje?" à mocinhas mais novas que sua filha. Quase sempre é inofensivo, mas pode causar ego inflado e/ou processos por assédio sexual.
8- Busca de antigos amores: pode assumir a forma óbvia de procurar a namoradinha da escola na internet, de redescobrir a emoção de andar de skate ou de desenterrar o velho baixo elétrico com amplificador e reunir os amigos da antiga banda de rock para um ensaio. É a tentativa desesperada de se lembrar de quem era e de porque os outros o admiravam.Pode levar a nostalgia e ao uso de gírias antigas.
9-Irresponsabilidade: Ele manda tatuar as palavras "alma livre" nos ombros.Começa a comprar tudo a crédito e fica acordado até as duas da madrugada assistindo ao futebol.
10- Excesso de reminiscências: " Lembra de quando a banda tocou naquele festival e ficamos a noite toda acordados tomando cerveja e falando como algum dia nós..." e blá-blá-blá. Esta talvez não seja a melhor hora de vc também entrar no clima e se lembrar com carinho dos antigos namorados( a não ser este que está ao seu lado.)
Helen Signy- Revista Seleções Readers Digest, agosto 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Saber viver

De Cora Coralina Não sei...se a vida é curta Ou longa demais para nós Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido ,se não tocarmos o coração das pessoas Muitas vezes basta ser colo que acolhe braço que envolve palavra que conforta silêncio que respeita alegria que contagia lágrima que corre olhar que acaricia desejo que sacia amor que promove E isso não é coisa de outro mundo è o que dá sentido a vida é o que faz com que ela não seja nem curta nem longa demais mas que seja intensa, verdadeira pura enquanto durar

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vocabulário Espírita

Retirado do livro: "O homem que veio da Sombra"_ Luis Gonzaga Pinheiro
Adeus: é quando o coração que parte deixa a metade com quem fica.
Amigo: é alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
Amor ao proximo: é quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.
Caridade: é quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.
Carinho: é quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos colocando o afago em cada dedo.
Ciúme: é quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.
Doutrinação: é quando a gente conversa com o Espírito colocando o coração em cada palavra.
Entendimento: é quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado não reclama.
Evangelho: é um livro que só se lê bem, com o coração.
Evolução: é quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou atrás.
Fé: é quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito.
Filhos: é quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la.
Fome: é quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.
Inimizade: é quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante.
Inveja: é quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro.
Lágrima: é quando o coração pede aos olhos que fale por ele.
Lealdade: é quando a gente prefere morrer que trair a quem ama.
Mágoa: é um espimho que a gente coloca no coração e se esquece de tirar.
Maldade: é quando arrancamos as asas do anjo que deveriamos ser
Mediunidade com Jesus: é quando a gente serve de instrumento em uma comunicação mediúnica e a música tocada parece um noturno de Chopin.
Morte: quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade.
Netos: é quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegra-los.
Obsessor: é quando o Espírito adoece, manda embora a compaixão e convida a vizinhança para morar com ele.
òdio: é quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia.
Orgulho: é quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.
Paz: é o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.
Perdão: é uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamais a teria.
Perfume: é quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.
Pessimismo: é quando a gente perde a capacidade de ver em cores.
Preguiça: é quanda entra um vírus na coragem e ela adoece.
Raiva: é quando colocamos uma muralha no caminho da paz.
Reencarnação: é quando a gente volta para o corpo, esquecido do que fez, para se lembrar do que ainda não fez.
Saudade: é estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto querer parar o tempo.
Sexo: é quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.
Simplicidade: é o comportamento de quem começa a ser sábio.
Sinceridade: é quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.
Solidão: é quando estamos cercado por pessoas mas o coração não vê ninguém perto.
Superfluo: é quando a nossa sede precisa de um gole de água e a gente pede um rio inteiro.
Ternura: é quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.
Vaidade: é quando a gente abdica da nossa essência por outra , geralmente pior.

sábado, 17 de outubro de 2009

ditados populares

Recebi por e-mail algumas correções em ditados populares:
"Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro!"
o correto é : " Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro!
"Batatinha quando nasce esparrama pelo chão..."
o correto é: "Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão..."
"Cor de burro quando foge"
o correto é : " Corro de burro quando foge"
"Quem tem boca vai a Roma"
o correto é : "Quem tem boca vaia Roma"
"Cuspido e escarrado"
o correto é: "Esculpido em Carrara"
"Quem não tem cão caça com gato"
o correto é: "Quem não tem cão caça como gato", ou seja, sozinho
Confesso que a maioria deles eu falava da maneira incorreta.Peço desculpa aos ouvidos de meus amigos!!!

domingo, 30 de agosto de 2009

Amigos

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros objetos, enquanto o amor tem intrínsecos o ciúme que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluidos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E ás vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu tremulamente, construí se tornarem alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem eu desabo!
Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é , em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é talvez fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando aquele prazer...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo,falando comigo,vivendo comigo, todos os meus amigos e principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícios de Moraes

nutricionista

Nutricionista não se apaixona...alimenta sentimentos
Nutricionista não tem foguinho... tem fogão
Nutricionista não faz exercício...queima calorias
Nutricionista não bebe...lesa as células hepáticas
Nutricionista não come doce...indere CHO de alto índice glicêmico
Nutricionista não lava louça...higieniza utensílios
Nutricionista não faz comida...ensina a comer
Nutricionista não come kani...ingere peixe sabor siri
Nutricionista não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico
Nutricionista não menstrua... tem descamação endotelial
Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia
Nutricionista não tem IMC normal...é eutrófica
Nutricionista não é universitária...é profissional em treinamento.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frases impagáveis

Por Marcelo Taz, jornalista e apresentador do programa " CQC ", onde não faltam sátiras políticas.
Jornal O Globo , 09/08/09
- "A verdade é a seguinte: política é como uma boa cachaça. Voce toma a primeira dose e não tem mais como parar.Só quando termina a garrafa." Essa autêntica filosofia de botequim só deixa uma dúvida: qual o tamanho da garrafa do Lula?
-"Minha mãe era uma mulher que nasceu analfabeta!" Certamente,presidente,sua mãe,como a de todos nós, nasceu analfabeta, desdentada, com pouco cabelo e chorando de fome.
-"Política é olho no olho. Como se diz no Brasil, é no tête -à-tête."Quando viaja, o presidente faz questão de esbanjar seu conhecimento em línguas...faladas no Brasil.O abacaxi fica sempre para o intérprete.
-"Se fosse fácil resolver o problema da fome, não teríamos fome."Seguindo essa linha de raciocínio: se fosse fácil resolver o problema da gula, não haveria lipoaspiração?
-"O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil." Te cuida ,Confúcio!!

Memória brasileira

Texto retirado do Jornal O Globo de 09/08/09 Fernando Cólon de Mello Ninguém pediu, mas "elle" voltou assim mesmo.Tal e qual um zumbi que sai de sua tumba,o ex presidente de Alagoas, Surtando Collor de Mello, voltou a exibir a sua canastrice dramática e histriônica no plenário do Senado.Se a Bárbara Heliodora fizesse crítica de política, já tinha tirado Collor de cartaz há muito tempo.Fernando Cóllon de Millus estava na encolha, fingindo de cachorro morto, mas agora voltou a exibir para o Brasil a sua hidrofobia raivosa.Ao ver aquelas imagens chocantes do bate boca na TV SemNada, tive ímpetos de chamar a carrocinha para pegar o senador descontrolado e levá-lo embora para a fábrica de sabão.Mas não ia dar certo."Elle" ia dar um péssimo sabão: o Collor, quanto mais voce esfrega mais sujeira aparece. Por trás da explosão collorida no Senado existe uma maquiavélica maquinação política de fundo nervoso. Cóllon de Mello está apoiando Lula porque o presidente prometeu nomeá-lo embaixador do Brsail na Bolívia, realizando assim o sonho do ex-presidente impichado. Como todos os meus 17 leitores e meio ( não esqueçam do anão) sabem, durante seu breve governo, Cheirando Collor de Mello foi acusado de ser viciado em supositórios tarja preta. E fica a pergunta que não quer cheirar: ao perder a linha no Senado, o ex presidente não estaria dando sinais de que voltou a praticar o seu esporte preferido, o caratê boliviano? Afinal, todo mundo sabe que o poder, assim como o supositório, vicia. Agamenon, jornal O Globo.

domingo, 26 de julho de 2009

O sal da terra

"Vós sois o sal da terra" diz Jesus aos discípulos.Ele estava se referindo também a todos os cristãos, numa das frases mais conhecidas das Sagradas Escrituras, que é citada em pelo menos tres evangelhos."Se o sal perde o sabor, para que servirá?", pergunta um dos discípulos. O sal não é um alimento.Não podemos sobreviver muito tempo comendo apenas sal.Sózinho,o sal significa muito pouco. Na medida em que o sal se relaciona com os outros alimentos,no entanto,sua presença afeta tudo.Não podemos vê-lo, mas sabemos que está ali porque sua força se faz sentir. Uma pitada a mais pode estragar um prato. A falta de sal faz com que uma excelente comida perca o gosto e a personalidade. Nós somos o sal da terra. Quando nos misturamos com as outras pessoas, quando nos fazemos presentes na medida exata em cada situação, sem excesso e sem omissão, estamos justificando nossas vidas.

terça-feira, 23 de junho de 2009

cometas e estrelas

,
Há pessoas estrelas
Há pessoas cometas.
Os cometas passam.
Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As estrelas permanecem.Há muita gente cometa.Passam pela vida da gente apenas por instantes,não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos.Que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Assim são muitos artistasBrilham apenas por instantes nos palcos da vida.
E com a mesma rapidez com que aparecem,desaparecem.
Assim são muitos reis e rainhas: de nações, clubes ou concursos de beleza.
Assim são rapazes e moças que se enamoram e se deixam com a maior facilidade.
Assim são pessoas que vivem numa mesma família e passam pelo outro sem serem presençaA
Importante é ser estrela.Marcar presença.Ser luz.Calor.Vida.Amigos são estrelas.Podem passar os anos,surgir distâncias,mas a marca fica no coração.
Ser cometa não é ser amigo.É ser companheiro por instantes.Explorar sentimentos.
Aproveitar das pessoas e das situações.
É fazer acreditar e desacreditar ao mesmo tempo.
A solidão é o resultado de uma vida cometa.Ninguém fica,todos passam.E a gente também passa pelos outros.
Há necessidade de criar um mundo de estrelas.
Todos os dias poder ve-las e senti-las.
Todos os dias poder contar com elas.
Todos os dias poder ver sua luz e seu calor.
Assim são os amigos.Estrelas na vida da gente. Pode-se contar com eles.Eles são aragem nos momentos de tensão.Luz nos momentos escuros.
Pão nos momentos de fraqueza.
Segurança nos momentos de desânimo.
Olhando os cometas é bom não se sentir como eles.Nem desejar prender-se em sua cauda.
Olhando os cometas é bom sentir-se estrela.Marcar presença.Ter vivido e construído uma história pessoal.
Ter sido luz para muitos amigos.
Ter sido calor para muitos corações.
Ser estrela neste mundo passageiro,neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio,mas acima de tudo uma recompensa.
É nascer e ter vivido, e não apenas existido.
(autor desconhecido) Enviado por uma querida amiga -estrela,Therezinha, em um dia 20 de julho, dia do amigo.

domingo, 14 de junho de 2009

Do fundo à superfície num só fôlego

Vim a Jeju-Do, a maior ilha da Coréia do Sul,quase 100km ao sul do continente, para ver de perto o mundo extraordinário das haenyo,ou Mulheres do Mar.Com treinamento rigoroso e adaptação física, elas conseguem mergulhar até 20 metros de profundidade ,prendendo a respiração por até 4 minutos em águas frias que chegam a 10 graus de temperatura enquanto capturam abalones, ouriços -do-mar, e outras delícias marinhas.
...Chae Jung-za, mergulhadora de 47 anos, bate os pés-de-pato e mergulha suavemente até o fundo, 10 metros abaixo.Observando da superfície, vejo-a contornar pedras e espiar fendas, procurando o alimento com uma facilidade que nos faria pensar que respira água em vez de ar.
Com um ganchinho de ferro arranca uma lesma-do-mar.Por fim, depois de alguns minutos,Chae aponta o queixo para cima , bate os pés algumas vezes com rapidez e desliza até a superfície, os braços ao lado do corpo.Espero vê-la ofegante mas em vez disso ela solta uma série de assovios agudos e rítmicos.Todas as haenyo fazem este som.
É o canto de sereia das Mulheres do Mar, passado de mãe para filha.
O Dr. Warren Zapol, anestesista chefe do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston,que as estudou na década de 90, diz que assoviar é mais do que uma tradição centenária.
"Ao soprarmos pelos lábios fechados, enchemos os saquinhos de ar do pulmão, que podem encolher com o mergulho",explica ele."É semelhante ao modo como as baleias e focas expiram quando mergulham".
..Como as focas antárticas, as Mulheres do Mar usam o baço como reservatório de oxigênio.Quando mergulham, o órgão se contrai,injetando na circulação glóbulos vermelhos ricos em oxigênio e permitindo-lhes ficar mais tempo debaixo da água.
As Mulheres do Mar começam o treinamento aos 7 anos e aprendem primeiro a colher algas perto da margem,e depois, a soltar os moluscos mais lucrativos em águas profundas, nos locais secretos das mães, sem se prenderem nas pedras.Também aprendem a ficar calmas diante de situações de perigo.
...No entanto, as Mulheres do Mar, tem cada vez menos oportunidades de se esforçarem até o limite:simplesmente já não há muito o que pescar.A poluição do oceano perto de Jeju-Do matou boa parte da vegetação submarina que alimenta os moluscos capturados pelas mulheres." Só restaram os ouriços-do-mar", diz Chae.
Para complementar a renda muitas delas plantam hortaliças ou trabalham em motéis e restaurantes a beira mar.
...Registros históricos indicam que, até o século 17, homens e mulheres mergulhavam no litoral da Ilha Jeju: os homens pegavam abalones nas águas mais profundas e as mulheres colhiam algas perto da margem.Quando o rei ordenou que colhessem abalones o ano todo, os homens fugiram da ilha,porque o serviço era muito perigoso.Isso deixou apenas as mulheres para se aventurarem mais longe do mar.Com o aumento da renda, veio um novo poder econômico, além da liberdade que elas não tinham no continente.
...formaram associações de mergulhadoras, que construíram escolas e estradas nas aldeias à beira mar.Seu poder de organização era tamanho que em 1932, as haenyo comandaram a resistência à colonização da ilha.
Em certo sentido, a prosperidade das Mulheres do Mar foi a sua ruína.Na década de 60 muitas tinham ganho o suficiente para comprar propriedades e educar os filhos que partiram em busca de oportunidades no continente.
...Em um de meus últimos mergulhos com as Mulheres do Mar, uso equipamento completo para poder sentar-me no fundo do oceano e observá-las trabalhando.Elas deslizam sem esforço para cima e para baixo, poesia em movimento,enquanto pescam.De repente o sol brilha através da superfície da água e sou inundada pela beleza daquele momento, a força real da sua sobrevivência.
"A gente arrisca a vida" ,disse-me Chae mais tarde, "mas ainda assim adoro mergulhar."
Texto retirado da revista Seleções Reader s Digest , maio de 2009.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O TJ e as cotas raciais

O Tribunal de Justiça do RJ considerou liminarmente inconstitucional a lei 5346, que reserva 45% das vagas para alunos "carentes" que sejam ou negros ou indígenas ou estudantes de escolas públicas ou deficientes físicos ou filhos de policiais civis,militares,bombeiros e agentes penitenciários mortos ou incapacitados em serviço.A primeira vista parece uma lei razoável porque beneficia os pobres.Mas é pura ilusão.A lei deixou para as universidades decidirem quem é pobre, e elas decidiram:pobre é aquele com renda familiar per capita igual ou inferior a R$960 brutos.Consultei o IBGE: nesta condição, estão 75% da população do RJ,quase todo mundo ,portanto.Os especialistas que adotam linhas de pobreza monetárias, costumam estabelecer o corte de meio salário mínimo, R%232,50 para definir quem é pobre.Ou seja, o valor escolhido pelas universidades supera este valor em mais de 4 vezes. Pense numa família de 4 pessoas, pai ,mãe, e um casal de filhos: se a renda da família for de R$3.840, eles terão direito a cotas, mesmo este rendimento sendo típico de classe média. Quem se beneficiará das cotas, então? Aqueles que não precisam delas. Os pobres de qualquer cor, estes continuarão no último lugar da fila, porque, sendo menos preparados, disputarão as vagas com alunos de famílias com mais dinheiro e portanto com mais acesso a educação. Mesmo que a lei beneficiasse de fato os pobres, do jeito que foi elaborada, continuaria a ser uma confissão do fracasso do Estado brasileiro.Ao beneficiar alunos da escola pública, o Estado admite, com todas a letras, que é incompetente na obrigação de dar ensino de qualidade e por isso, adota uma medida compensatória: "Eu sei que ensino mal a voces, mas não se preocupem, poque eu vou ajudá-los a entrar mais facilmente na universidade". ... Isso é falta de pudor. ..Na busca pela igualdade,dizem ,o Estado brasileiro estaria obrigado a tratar desigualmente os desiguais.E as cotas seriam expressão dessa necessidade. Da mesma forma, os racialistas sempre dizem que há várias leis protegendo os deficientes físicos,sem que ninguém diga que isso contraria o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei. Fumaça para embaralhar os argumentos. ...A cor da pele, algo imutável, dá aos negros um privilegio que a Constituição proíbe.Com o efeito colateral de fomentar o ódio racial naqueles que ficam de fora. Qual a solução?Uma lei bem simples que beneficie os realmente pobres, de qualquer cor, filhos de quem quer que sejam, deficientes ou não.Fazendo isso, os negros serão os mais beneficiados, porque em sua maior parte são pobres, mas os brancos pobres, os amarelos pobres, os morenos pobres, não ficarão a ver navios. Ali Kamel, jornalista

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rugas

Tenho cabelos claros pintados para esconder os fios brancos.Não me recordo exatamente em que ano eles começaram a embranquecer.
Tenho algumas rugas em volta dos olhos,mas também não me recordo quando elas começaram a aparecer.
Tento disfarça-las, são tantas novidades no campo da dermatologia, achei por bem aproveitá-las.
Do corpo quase não cuido, só recentemente entrei para uma academia por ordem médica.Ele me disse que na minha idade preciso de exercícios...
Mas falto mais do que vou.Não gosto de fazer ginástica.
Das minhas unhas cuido semanalmente, penso que elas são um cartão de visitas.
Unhas mal tratadas causam uma péssima impressão!!
De uns dez anos para cá descobri os cremes e aí compro um aqui ,outro ali e no final não uso nenhum,mas compro, só de olhar nas prateleiras já percebo que as rugas se retraem.
Sou assim,vaidosa, mas não em excesso, penso que sou na medida certa para uma mulher.
Enfim, os anos passam e as marcas que eles deixam em nós, não temos como conter.
Nem pretendo isso!
Acredito que cada marca que meu corpo carrega tem uma linda história.
As vezes na frente do espelho ao descobrir uma nova ruguinha fico pensando o que a causou.
Depois reencontro outra que já está vincada há anos e me recordo quando ela apareceu.
Poderia enumerar também a história de cada fio de cabelo branco.
Foram filhos,amores,marido,amigos que colocaram eles ali.
Não quero me desfazer de nenhuma dessas marcas, apenas amenizá-las, acho que mereço isso.
A vida me deve isso.
Atualmente a parte que merece mais a minha atenção é a cabeça.
Tento, todos os dias colocá-la no lugar, equilibrá-la, alimentá-la com sonhos e alegrias.
Corpo e mente caminham juntos.Se um estiver em estado lastimável, o outro provavelmente vai se deteriorar.
Não escondo minha idade.
Não adiantaria falar que tenho 35 e apresentar um filho de 30.
Portanto eu confesso, tenho 61 anos.
Metade deles bem vividos, a outra metade muito sofridos.
Mas é exatamente aí que está o encanto da minha idade.
Conheci de tudo um pouco, das lágrimas aos sorrisos e ambos me fizeram ser essa pessoa que sou hoje.
Ficaram as rugas no rosto e na alma, mas também ficaram sorrisos em ambos.
Minhas rugas mais bonitas são aquelas marcas de expressão que eu adquiri por tanto sorrir, muitas vezes quando ocoração chorava.
texto recebido por e-mail, com a assinatura S. Duboc.

domingo, 7 de junho de 2009

Pega na mentira!

...Esta não é uma coluna que vai debater o limite ético entre as verdades e mentiras do nosso dia a dia ( até porque se esse fosse o caso,o espaço teria que ser maior e o colunista muito mais bem preparado).Mas a grande verdade(opa!),é que, uma hora ou outra, todo mundo acaba cedendo ao encanto de uma mentirinha.Tô mentindo? Segundo recente pesquisa divulgada pela Universidade de Cambridge,uma pessoa "normal" mente em média 7 vezes por dia.49 mentiras por semana.Quase 200 mentiras por mês.Eu também fiquei me achando o rei da verdade depois de ler isso.Mas pela pesquisa, há que se contabilizar aí todos os tipos de mentira.Desde aquela mais cabeludas, até quando a gente arredonda um horário pra não ter que gastar saliva com os minutos respondendo à pergunta " Que horas são?". Já internei minha mãe por problema do coração no hospital.Mas parado numa blitz logo depois de ter esquecido os documentos do carro em casa, não tive dúvidas: repentinamente meu rumo era o tal hospital para visitar minha mãe em coma.Com direito a lágrima e tudo. ...já exerci meu direito de mentir também no atendimento de uma certa operadora de telefonia móvel.Meu pai estava viajando e me incumbi de cancelar um contrato para ele.Depois de horas no telefone (tudo bem,minutos...), e de passar até o tamanho da cueca do seu Fernando (como eles pedem dados!!), a atendente me diz que só o próprio poderia efetuar o cancelamento."Como é que é? Só o proprio? Por telefone? Não tive dúvidas de novo.Engrossei a voz e num passe de mágica meu pai tinha voltado do cruzeiro pela costa brasileira."Ele próprio" repetiu todos os dados,pra provar que era ele mesmo,claro. ...Mas a verdade (caramba,de novo?) é que a mentira é necessária no dia a dia. ...A propósito.Eu contei 3 mentiras nessa coluna.Uma delas é a pesquisa da Universidade de Cambridge. retirado da coluna de Rodrigo Nogueira (ator e autor da peça Play), publicado no jornal O Globo em 17 de maio de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

salve o meio ambiente

Segue uma lista de pequenas atitudes que fazem a diferença. O planeta agradece. Por que usar produtos naturais? Os produtos de limpeza naturais são geralmente mais baratos. Os produtos de limpeza caseiros, em geral, são compostos de apenas uma substância ativa, ao passo que muitos produtos comerciais contém aditivos de apelo estético. As pessoas que sofrem de alergia, tem pele sensível, asma ou outros problemas respiratórios, e tem muito menos probabilidade de reagir mal aos limpadores naturais. alguns itens do kit de limpeza natural: Limão: esprema um limão para obter um substituto mais suave e de muito melhor odor, para o alvejante. É também útil para impedir a proliferação de mofo, desodorizar e remover manchas. Sabão em flocos: compre flocos puros de sabão ou faça os seus ralando uma barra de sabão puro ou de lavar roupa.É cem por cento biodegradável, de baixa toxicidade e ,diferente do sabão em pó, não contribui para a proliferação das algas nos rios.Mantenha os flocos num recipiente bem fechado. Sal: O sal é excelente para polir panelas e utensílios de cozinha, pois os grãos atuam como abrasivo suave e desinfetante. Vinagre branco: Um bom substituto para desinfetantes de vasos sanitários e manchas em metais. texto retirado de Seleções Reader s Digest-maio 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nas experiências pessoais,o caminho para a criatividade

Almejada por todos,invejada por muitos,a criatividade é normalmente vista como algo exclusivo de alguns poucos gênios ou,pelo menos,de privilegiados dotados de inteligência acima da média.Mas não é bem assim,garantem especialistas.A criatividade pode não apenas ser aprendida como também estimulada,segundo alguns recentes estudos da neurociência revelados pela revista "New Scientist". Criatividade.. não se trata,necessariamente,de um talento inato,como muitos imaginam.Experiências vividas são a principal matéria-prima para as idéias originais. "Acho que algumas inabilidades específicas extremas e algumas facilidades específicas extremas são inatas"-sustenta a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, do Instituto de Ciências Biomédicas da Ufrj-"Mas na maior parte das vezes,é o percurso trilhado pela pessoa, seus interesses,sua experiência de vida, sua capacidade de estar aberta a novas idéias que vão determinar seus talentos... Suzana explica que o primeiro passo para a criatividade é a motivação. ..."Quando se reconhece que boa parte do que chamamos de criatividade é pensar diferente,quando alguém diz "esse caminho não deu certo, vamos tentar outro", até quem se sente muito travado pode conseguir algo."-diz Suzana ...mas a principal forma de estimular a criatividade,segundo os especialistas,é estar disposto a vivenciar novas experiências,seja uma conversa com um amigo, uma brincadeira em família, o aprendizado de novas habilidades ou viagens ao exterior ...não por acaso,brincar é apontado como uma das principais formas de estimular a criatividade e ,por isso mesmo, absolutamente fundamental ao desenvolvimento das crianças.Mas os adultos não devem abrir mão das brincadeiras.A brincar, as pessoas experimentam novidades sem medo de errar, sem medo de ser punido.É como um ensaio. -"Brincar encoraja as pessoas a correrem riscos-explica o autor do estudo Marc Bekoff- A busca por novidades e o desejo por coisas novas são uma marca das brincadeiras.Aspectos centrais da criatividade. Jornal O Globo, 17 de maio de 2009 autora: Roberta Jansen

Dicas para viver bem

Olá Gostaria de começar dividindo com vcs algumas dicas simples ,porém preciosas, para viver bem, este presente que é nossa vida. 1- Recrie o tempo: Em vez de tentar acrescentar horas ao seu dia, viva cada minuto com sabedoria.Logo pela manhã, faça um plano, elegendo prioridades.Ao cumprir a lista vc chega ao final do dia mais feliz. 2- Respire e relaxe: Parece óbvio,mas com a correria do dia a dia,as vezes nem percebemos que a respiração está curta e ofegante.Experimente inspirar profundamente, contando até 10,e expirar devagar ,em 20 tempos.Repita algumas vezes e ganhe mais folego. 3-Dedique-se a sua beleza: reservar momentos para cuidar da pele-rosto e corpo- ajuda a melhorar sua relação com vc mesmo e aumenta sua autoestima. 4-Interaja com a natureza: passear ao ar livre,cuidar do jardim, de um vasinho de planta,distrai e reduz o estresse e as angústias. 5- Desabafe: A voz tem a capacidade de eliminar tensões acumuladas.Cantar no chuveiro ou falar com um amigo,por exemplo, contribui para colocar as idéias no lugar e transformar em soluções. 6- Mexa-se: Uma das melhores maneiras de cuidar do bem estar é exercitar-se.Bastam movimentos simple e contínuos,ao menos 20 minutos por dia,para aumentar a circulação e a vitalidade, e melhorar o sono e o humor.Experimente ioga, tai chi chuan,Pilates, caminhada e até mesmo dançar. 7-Coma bem: uma alimentação equilibrada e variada,com frutas,proteínas e carboidratos,garante uma vida longa e saudável. 8- Divirta-se; Inclua o momento de lazer entre as prioridades do seu dia.Faça uma pausa para ler,ouvir música,ou rir com amigo.Desligar o botão da rotina renova as energias e traz a certeza de que estar viva vale a pena. Texto retirado da Revista Avon liiv, em maio de 2009.