O Brasil é considerado o país mais sociavel do mundo.A começar pelo número de contatos: a média de amigos virtuais no mundo é de 195 pessoas por usuário. Aqui é de 365. Segundo o IbopeNetRatings, mais de 80% dos internautas tem perfis em redes sociais.
O Orkut tem 72% dos usuários no Brasil.Também somos os maiores no Windows Live Messenger,comunicador da Microsoft.
Segundo a pesquisadora Raquel Recuero, a participação em redes sociais é igual em todas as classes sociais.
Jovens das classes C e D usam lan houses para entrar no Orkut da sua turma ou do seu bairro.
Seu primeiro contato com a internet hoje é pelas redes sociais.
1) Orkut:
A maior rede de comunidades no Brasil.Tem sucesso similar na Índia,mas não no resto do mundo.
Perfil do usuário: mioria de adolescentes e jovens,independentemente de sexo ou classe social.
status: cresce no mesmo ritmo que a internet
2) Linkedin
Rede especializada em contatos profissionais.
perfil do usuário: profissionais com curso superior ou pós -graduação
status: como qualquer rede de nicho,cresce pouco
3)Formspring
rede social em que o usuário cria um perfil com o único objetivo de responder a perguntas de internautas,sejam eles conhecidos ou anônimos.
perfil do usuário: ainda não tem público específico.Adolescentes de 12 a 17 anos fuçam a vida de colegas e celebridades.Jovens de 18 a 24 anos querem humor.
status: surpreende para um serviço que tem menos de 1 ano de vida. um terço dos adolescentes brasileiros acessou a rede no mês de abril(2010).
4) Ning
site que permite a internautas e empresas criar sua própria rede social.
perfil do usuário:muito usado por empresas, universidades e grupos de discussão.Predominam moda ,artesanato e cultura.
status:cresceu bem no início do ano graças ao começo das aulas.
5) Foursquare
Rede social para celulares, para avaliação de locais como bares,restaurantes, hotéis etc
perfil do usuário: entusiastas da tecnologia.Gente que está no Twitter
status: embora tenha poucos adeptos no Brasil, é um serviço promissor.
6)skype
serviço on-line que une chat,vídeo,funções de produtividade e telefones por IP gratuito.
perfil do usuário: empresas e pessoas com parentes ou amigos em outros estados ou no exterior.
status: tem se ampliado com videoconferência entre mais de 2 usuários e compartilhamento de telas,e atrai novos usuários de empresas.
7) youtube
mais da metade dos vídeos vistos na web são do serviço do google
perfil do usuário: jovens de 12 a 24 anos. 75% dos adolescentes on-line acessaram o site pelo menos 1 vez no último mês.
status:cresce a um ritmo maior que a internet.No mundo tem 2 bilhões de páginas vistas por dia.
8) Flickr
o álbum de fotos on-line do Yahoo! é o mais usado no mundo e tem diversos recursos que o tornam uma rede social.
perfil do usuário: pessoas que gostam de fotografia
status:embora concorra com bons álbuns no Facebook e Orkut, mantém seu prestígio intacto.
9)Twitter
A ferramenta de troca de mensagens curtas surgiu para substituir o SMS do celular,mas ganhou programas para se tornar uma poderosa rede social
perfil do usuário: jovens de 18 a 24 anos,executivos,blogueiros,pessoas da área de comunicação e marketing.
status: cresce no mundo.No Brasil estagnou em setembro (2010) com média de 9,8milhões de usuários.
10) Facebook
a maior rede social do mundo ganha espaço aqui.Tem aplicativos,comunicador instantâneo,álbum de vídeos e fotos.
perfil do usuário: jovens de classe mais altas,com curso superior.É um cartão de visitas para qualquer um que viaje para o exterior.
status: em forte crescimento.Em um ano ganhou 100 milhões de usuários no mundo- no Brasil dobrou de tamanho.
11)Messenger
comunicador instantâneo da Microsoft.Lá fora,briga com ICQ e Gtalk.Aqui reina absoluto
perfil do usuário: maioria de adolescentes e jovens,independentemente de sexo ou classe social.Também usado no trabalho.
status:cresce no mesmo ritmo que a internet
12)Sonic
rede social baseada em comunidades,como Orkut e Facebook.Sua sede fica na Argentina.
perfil de usuário: a maioria de adultos acima dos 30 anos
status: faz boa divulgação por e-mail e atrai um público mais velho,pouco disposto a usar outros programas.
13) myspace
rede social com foco em conteúdo musical
perfil de usuário: artistas,músicos e aficcionados por música
status: já foi a maior rede social do mundo.Hoje está em decadência,mas ainda é um bom celeiro de novos músicos e artistas.
Revista Época, maio de 2010
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
onde os brasileiros se encontram
O Brasil é considerado o país mais sociavel do mundo.A começar pelo número de contatos: a média de amigos virtuais no mundo é de 195 pessoas por usuário. Aqui é de 365. Segundo o IbopeNetRatings, mais de 80% dos internautas tem perfis em redes sociais.
O Orkut tem 72% dos usuários no Brasil.Também somos os maiores no Windows Live Messenger,comunicador da Microsoft.
Segundo a pesquisadora Raquel Recuero, a participação em redes sociais é igual em todas as classes sociais.
Jovens das classes C e D usam lan houses para entrar no Orkut da sua turma ou do seu bairro.
Seu primeiro contato com a internet hoje é pelas redes sociais.
1) Orkut:
A maior rede de comunidades no Brasil.Tem sucesso similar na Índia,mas não no resto do mundo.
Perfil do usuário: mioria de adolescentes e jovens,independentemente de sexo ou classe social.
status: cresce no mesmo ritmo que a internet
2) Linkedin
Rede especializada em contatos profissionais.
perfil do usuário: profissionais com curso superior ou pós -graduação
status: como qualquer rede de nicho,cresce pouco
3)Formspring
rede social em que o usuário cria um perfil com o único objetivo de responder a perguntas de internautas,sejam eles conhecidos ou anônimos.
perfil do usuário: ainda não tem público específico.Adolescentes de 12 a 17 anos fuçam a vida de colegas e celebridades.Jovens de 18 a 24 anos querem humor.
status: surpreende para um serviço que tem menos de 1 ano de vida. um terço dos adolescentes brasileiros acessou a rede no mês de abril(2010).
4) Ning
site que permite a internautas e empresas criar sua própria rede social.
perfil do usuário:muito usado por empresas, universidades e grupos de discussão.Predominam moda ,artesanato e cultura.
status:cresceu bem no início do ano graças ao começo das aulas.
5) Foursquare
Rede social para celulares, para avaliação de locais como bares,restaurantes, hotéis etc
perfil do usuário: entusiastas da tecnologia.Gente que está no Twitter
status: embora tenha poucos adeptos no Brasil, é um serviço promissor.
6)skype
serviço on-line que une chat,vídeo,funções de produtividade e telefones por IP gratuito.
perfil do usuário: empresas e pessoas com parentes ou amigos em outros estados ou no exterior.
status: tem se ampliado com videoconferência entre mais de 2 usuários e compartilhamento de telas,e atrai novos usuários de empresas.
7) youtube
mais da metade dos vídeos vistos na web são do serviço do google
perfil do usuário: jovens de 12 a 24 anos. 75% dos adolescentes on-line acessaram o site pelo menos 1 vez no último mês.
status:cresce a um ritmo maior que a internet.No mundo tem 2 bilhões de páginas vistas por dia.
8) Flickr
o álbum de fotos on-line do Yahoo! é o mais usado no mundo e tem diversos recursos que o tornam uma rede social.
perfil do usuário: pessoas que gostam de fotografia
status:embora concorra com bons álbuns no Facebook e Orkut, mantém seu prestígio intacto.
9)Twitter
A ferramenta de troca de mensagens curtas surgiu para substituir o SMS do celular,mas ganhou programas para se tornar uma poderosa rede social
perfil do usuário: jovens de 18 a 24 anos,executivos,blogueiros,pessoas da área de comunicação e marketing.
status: cresce no mundo.No Brasil estagnou em setembro (2010) com média de 9,8milhões de usuários.
10) Facebook
a maior rede social do mundo ganha espaço aqui.Tem aplicativos,comunicador instantâneo,álbum de vídeos e fotos.
perfil do usuário: jovens de classe mais altas,com curso superior.É um cartão de visitas para qualquer um que viaje para o exterior.
status: em forte crescimento.Em um ano ganhou 100 milhões de usuários no mundo- no Brasil dobrou de tamanho.
11)Messenger
comunicador instantâneo da Microsoft.Lá fora,briga com ICQ e Gtalk.Aqui reina absoluto
perfil do usuário: maioria de adolescentes e jovens,independentemente de sexo ou classe social.Também usado no trabalho.
status:cresce no mesmo ritmo que a internet
12)Sonic
rede social baseada em comunidades,como Orkut e Facebook.Sua sede fica na Argentina.
perfil de usuário: a maioria de adultos acima dos 30 anos
status: faz boa divulgação por e-mail e atrai um público mais velho,pouco disposto a usar outros programas.
13) myspace
rede social com foco em conteúdo musical
perfil de usuário: artistas,músicos e aficcionados por música
status: já foi a maior rede social do mundo.Hoje está em decadência,mas ainda é um bom celeiro de novos músicos e artistas.
Revista Época, maio de 2010
Redes Sociais
Facebook: empresa criada por Mark Zuckerberg, um estudante de Harvard.Há 6 anos colocou no ar a comunidade on line para conversar com seus amigos da faculdade.
O que atrai milhares de usuários para essa ( e outras) comunidades é a possibilidade de compartilhar com outras pessoas informações e sentimentos tão íntimos quanto a primeira palavra que seu filho falou,onde e com quem passará o próximo fim de semana ou qual é a sua marca de tênis favorita.
Quanto mais aberto e compartilhado,mais esse monte de gostos e preferências aproxima as pessoas.Essa é a natureza poderosa das redes on-line.
O problema é que essa também é a lógica do negócio das donas das redes.
Até agora, usar estas informações é a única forma que elas encontraram para ganhar dinheiro - e sustentar as próprias redes.
Encontrar o equilíbrio entre a privacidade dos dados e seu modelo de negócios é o principal desafio das redes sociais.
Quando alguém posta uma foto,um vídeo ou faz uma lista das coisas de que mais gosta em uma comunidade, isso se transforma automaticamente no principal ativo das redes sociais.Elas podem vender essas informações para outras empresas.
Uma das formas de fazer isto é criar perfis de consumo.
Uma empresa que vende bebidas para jovens,pode usar os dados da rede para entender como usuários que frequentam certo tipo de festa lidam com o álcool.
"Para os anunciantes é interessante porque as pessoas estão nas redes sociais,como em uma grande praça, à vontade",afirma Ana Maria Nubié,vice presidente da agência Click,especializada em publicidade no mundo digital.
As críticas ao acesso de dados pessoais não são novidade.Há algo de profundamente perturbador em deixar sua vida à mostra-seus amores,suas fotos de infância, seus comentários.
No ano passado, o governo canadense intimou o Facebook a mudar a página em que seus usuários escolhem os níveis de privacidade de suas informações.
A falta de transparência nas regras de privacidade da rede também chamou a atenção da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e de organizações ligadas à União Européia,que cogitam investigar a empresa.
A pressão foi sentida em Palo Alto na Califórnia.´Zuckerberg anunciou alterações.
As opções para configurar o nível de privacidade serão mais simples.E o usuário poderá optar por não compartilhar dados com sites externos à rede social.
Alguns especialistas preveem uma mudança de comportamento dos participantes de comunidades.Os mais jovens,maioria nas redes, se importam menos com privacidade."Mas,conforme amadurecem,a forma de lidar com a questão muda", afirma Marcelo Coutinho,professor da Fundação Getúlio Vargas.
Ainda não existem mecanismos e leis claras de controle das informações on-line.Mas a governança da privacidade já virou a grande questão da internet nesta década.
Texto retirado da Revista Epoca , 31 de maio de 2010
autores: Alexandre Mansur e Camila Guimarães
Realeza (?)
Desde que se divorciou do príncipe Andrew,em 1996, Sarah Ferguson frequenta as manchetes dos tablóides britânicos.Em geral,por causa de dinheiro,algumas vezes por causa de sexo.Na semana passada,aos 50 anos,ela foi filmada negociando por cerca de R$1,5 milhão o acesso de um repórter do tablóide britânico News of the world,que se passou por empresário,a seu ex-marido,representante do Reino Unido para o comércio internacional.A ex-duquesa de York pediu dinheiro e prometeu "portas abertas" no Palácio de Buckingham.Depois,pegou na frente da câmera um "adiantamento" de cerca de R$120 mil em espécie.O vídeo está na internet.
É inusitado que alguém tão próximo da rainha Elizabeth se meta em confusões por falta de dinheiro.Os Windsors tem uma situação financeira muito confortável. Recebem uma anuidade acertada desde 1760 entre o rei George III e o Parlamento britânico.Pelo acordo o Estado administra os bens da Coroa(avaliados em cerca de R$20 bilhões),fica com os dividendos e paga uma anuidade ao soberano.Em 2007, esses bens renderam ao Tesouro R$600 milhões.A rainha recebeu o equivalente a R$24 milhões.Além disso,Elizabeth,seus filhos e tios recebem uma quantia extraída dos impostos, que somou em 2009 pouco mais de R$37milhões.A essas duas fontes de renda somam-se a riqueza e a renda pessoal da rainha,que deriva de propriedades rurais.As revistas internacionais estimam o patrimônio pessoal de Elizabeth II em R$ 900 milhões.
Sarah Ferguson não tem acesso a nada disso.Ao contrário da falecida princesa Diana, que saiu do casamento com o príncipe Charles com um cheque de R$60 milhões, ela(Sarah) aceitou receber "apenas" R$45 mil por ano. E nenhum imóvel.Esperava com este arranjo modesto,manter a proximidade com a rainha.Acostumada a gastar, juntou dívidas de cerca de R$12 milhões. Elas só foram pagas quando Sarah se reinventou nos Estados Unidos como empresária de relações públicas.Tudo parecia bem até o ano passado,quando sua empresa quebrou e ela teve perdas equivalentes a R$3 milhões. Em seguida um escritório de advocacia passou a cobrar dela honorários de R$600 mil.
Ao falso empresário a quem pediu dinheiro, Sarah disse que vive com a renda das filhas, mora de favor na casa do ex-marido e já não tem nem " um pinico para fazer xixi".
Desesperou-se e fez burrada.
A rainha Elizabeth, seus filhos e parentes, custam,por ano, R$1,84 para cada cidadão inglês.
Os gastos são distribuídos da seguinte forma:
Em 2009 a Coroa Britânica recebeu R$ 111 milhões.
Desse valor R$37,3 milhões foram :
R$ 35,6 milhões para a rainha ,que os repassa para os filhos ( 609 mil para a princesa Anne, 666mil para o duque de York Andrew, e 377 mil para o conde de Wessex Edward)
e
R$73,7 milhões para gastos com funcionários e manutenção das propriedades.
O príncipe Charles não recebe dessa verba da Coroa.Por ser duque da Cornualha, ele recebe uma renda vinda de impostos do ducado,uma região ao sul da Inglaterra.
Fonte: Revista Época número 628, 31 de maio de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)