Para muitas pessoas a batata não passa de um tubérculo repleto de amido.Ainda assim a história desse alimento é rica em sabor.
Arqueólogos determinaram que a história da batata remonta ao ano 500 a.C. na América do Sul, após a descoberta de vestígios do tubérculo no solo das Montanhas dos Andes.
Acredita-se que os Incas tenham sido os primeiros a cultivar batatas como alimento básico.Após o colapso do Império Inca, que ocorreu com a chegada dos conquistadores espanhóis no século XVI, a batata foi levada para a Europa.
Não demorou muito para que os agricultores se conscientizassem do poder de resistência da batata- ela podia ser cultivada em um solo menos fértil e aguentar climas mais frios.Essa característica fez com que a batata se tornasse um produto agrícola de fácil cultivo.Além disso, em comparação com o trigo, a colheita da batata dava muito mais lucro.
Embora apresentasse apenas 3% de proteína, a batata proporcionava um aumento significativo de energia na alimentação das pessoas. Também se descobriu que a batata contém o balanço ideal de aminoácidos e proteínas (quase idêntico ao dos ovos) - encontrados principalmente na casca.Para alcançar o máximo de benefícios nutritivos as pessoas eram aconselhadas a comer a batata com a casca.
Além de ser um produto de fácil cultivo,era também simples de preparar.Tais fatores promoveram a popularidade da batata pela Europa.Mas as coisas mudaram em 1845.
Uma doença misteriosa atacou as safras de batata na Europa, de modo que as plantas escureceram e apodreceram, e as folhas secaram.
E, embora o problema afetasse muitos países, a Irlanda foi o mais atingido.
Metade da colheita foi estragada ou destruída por esta doença - mais tarde atribuída a um fungo.
Com tantos irlandeses dependendo da batata para obter o próprio sustento , seguiu-se um período de miséria.
Quando a crise ,conhecida como Praga da Batata, terminou, em 1850, mais de 1 milhão de irlandeses tinha morrido de fome.Um número equivalente cruzara o Oceano Atlântico para recomeçar a vida na América do Norte.
Hoje, em toda a Europa é fácil encontrar pratos que combinam batatas com carnes, peixes,queijos e outros ingredientes.Em geral, realçados com suculentos e deliciosos molhos de carne e de tomate.
Os métodos de preparo podem variar de acordo com o país.No entanto não há dúvida de que a batata se tornou um ingrediente básico das cozinhas em quase toda a Europa.
Em Portugal e na Espanha,por exemplo, o bacalhau pode ser desfiado e cozido com batatas, ou frito quando preparado como recheio de bolinho de batata.
Os suíços preferem fatiar as batatas e cobri-las com queijo antes de assá-las para que possam acompanhar a raclette.
Um exemplo de prato delicioso é o acréscimo de batatas ao caldo bouillon, de sabor intenso - destaque em muitas sopas e ensopados na Europa.
Com tanta versatilidade, é fácil imaginar por que, para muitas pessoas, é possível comer um prato que inclua batatas todos os dias.
texto retirado da revista Seleções Reader s Digest, janeiro 2010.
