sábado, 19 de dezembro de 2009

Presente de Chinês

Papel,pólvora,macarrão,bússola,seda...Essas são algumas das mais famosas invenções chinesas.Mas o país do tai chi chuan mostra ao longo da história que não há limite para a criatividade.Descubra outros itens com os quais a China nos presenteou e que hoje fazem parte da nossa vida.
Dois mais dois:
Da dona de casa ao executivo, do camelô ao supermercado- a maquininha de calcular tão presente em nossa vida nasceu com o nome de ábaco no século 6 a.c. e durante os 24 séculos seguintes foi o principal meio para fazer cálculos.Nessas primeiras calculadoras, formadas por fios paralelos e pedrinhas deslizantes, as contas eram feitas da esquerda para direita, de cima para baixo.
Gelinho saboroso:
Uma pasta de leite de arroz misturado com neve, tipo uma raspadinha-assim , acredita-se que eram feitos os primeiros sorvetes inventados há mais de 3 mil anos.Tempos depois, a invenção gelada foi levada à Roma por Alexandre, o Grande.Lá a receita foi adotada e adaptada( e ,diga-se de passagem,aprimorada) já que passou a misturar frutas e mel ao gelo.
Idéia curinga:
No princípio,eram apenas tiras de papel, marcadas com conchas de pedras, flechas e ossos: os primeiros baralhos da História surgiram na China no século 10 e serviam apenas para rituais de adivinhação.Cerca de 300 anos depois, a invenção chegou à Europa, onde inspirou o tarô, organizado em baralhos de 22 cartas. A versão moderna do baralho, destinada para jogos e com 52 cartas, surgiu no final do século 16.
Céu colorido:
Papel de seda, varetas de bambu, linha e cola branca. Misturando materiais simples, os chineses inventaram uma das brincadeiras mais divertidas de todos os tempos. A pipa foi criada na China em cerca de 1000a.C. com o objetivo de transmitir mensagens à distância, principalmente durante batalhas. A tradição ainda é uma paixão nacional. Todos os anos no dia 9 do mês 9, homens e crianças (apenas do sexo masculino) dirigem-se às colinas do país para enfeitar os céus com as cores vibrantes de seus papagaios(pipas).
Fonte: Guia dos Curiosos.

Tai Chi Chuan

O pai do Tai Chi Chuan
Era uma vez um sábio chinês.Depois de abandonar as riquezas de seu reino,ele passou anos andando sozinho pelas florestas e montanhas da China.Observando o mundo ao seu redor e praticando meditação todos os dias,desenvolveu um sistema filosófico para explicar a natureza da vida e o funcionamento de todas as coisas.Seu nome era Lao Tsé e sua lenda conta que, certo dia,quando tentava entrar no Tibete, ele foi detido por um guarda de fronteira, que perguntou se ele carregava algo de valor.Como respondeu que seu único bem era o conhecimento, o esperto guarda exigiu que ele deixasse toda essa sabedoria registrada. Tres dias depois,Lao Tsé entregou ao vigilante aquele que viria a ser o grande livro sagrado do taoísmo, o Tao Te Ching ( O Livro do Caminho e da Virtude ).Seus ensinamentos deram origem às práticas essenciais da filosofia oriental: do Yin-Yang à Astrologia Chinesa, do I Ching ao Feng Chui, da Acupuntura ao Tai Chi Chuan.
Vale a pena conhecer suas frutíferas mensagens e se inspirar em suas sutis lições:
"Quem conhece o outro é sábio
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Quem vence o outro é forte
Quem vence a si mesmo é invencível
Quem conhece a alegria é rico
Quem conserva seu caminho é inabalável"
" Ser profundamente amado por alguém nos dá força
Amar alguém profundamente nos dá coragem."
" As palavras verdadeiras não são agradáveis
e as agradáveis não são verdadeiras"
" Uma longa viagem de mil milhas inicia-se com o movimento de um pé."
Fonte: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan