Papel,pólvora,macarrão,bússola,seda...Essas são algumas das mais famosas invenções chinesas.Mas o país do tai chi chuan mostra ao longo da história que não há limite para a criatividade.Descubra outros itens com os quais a China nos presenteou e que hoje fazem parte da nossa vida.
Dois mais dois:
Da dona de casa ao executivo, do camelô ao supermercado- a maquininha de calcular tão presente em nossa vida nasceu com o nome de ábaco no século 6 a.c. e durante os 24 séculos seguintes foi o principal meio para fazer cálculos.Nessas primeiras calculadoras, formadas por fios paralelos e pedrinhas deslizantes, as contas eram feitas da esquerda para direita, de cima para baixo.
Gelinho saboroso:
Uma pasta de leite de arroz misturado com neve, tipo uma raspadinha-assim , acredita-se que eram feitos os primeiros sorvetes inventados há mais de 3 mil anos.Tempos depois, a invenção gelada foi levada à Roma por Alexandre, o Grande.Lá a receita foi adotada e adaptada( e ,diga-se de passagem,aprimorada) já que passou a misturar frutas e mel ao gelo.
Idéia curinga:
No princípio,eram apenas tiras de papel, marcadas com conchas de pedras, flechas e ossos: os primeiros baralhos da História surgiram na China no século 10 e serviam apenas para rituais de adivinhação.Cerca de 300 anos depois, a invenção chegou à Europa, onde inspirou o tarô, organizado em baralhos de 22 cartas. A versão moderna do baralho, destinada para jogos e com 52 cartas, surgiu no final do século 16.
Céu colorido:
Papel de seda, varetas de bambu, linha e cola branca. Misturando materiais simples, os chineses inventaram uma das brincadeiras mais divertidas de todos os tempos. A pipa foi criada na China em cerca de 1000a.C. com o objetivo de transmitir mensagens à distância, principalmente durante batalhas. A tradição ainda é uma paixão nacional. Todos os anos no dia 9 do mês 9, homens e crianças (apenas do sexo masculino) dirigem-se às colinas do país para enfeitar os céus com as cores vibrantes de seus papagaios(pipas).
Fonte: Guia dos Curiosos.
