domingo, 14 de fevereiro de 2016




A Paixão de um Colecionador


Livro de bolso do IV Centenário iniciou acervo de documentos sobre o Rio.


    Carlos dos Santos, de 77 anos, começou a se tornar um colecionador, há quase 50.
Apaixonado pela cidade, especialmente pela Tijuca, onde nasceu e mora, Santos leu um anúncio informando que, no dia 1 de março de 1965, haveria a distribuição de livros de bolso em homenagem ao IV Centenário do Rio. Os exemplares  "Aspectos da história do Rio de Janeiro", foram jogados de avião, junto aos Arcos da Lapa, e encantaram Santos, que tomou ali, gosto por colecionar documentos sobre a fundação do Rio, que fará 450 em 2015.
- Eu vi o anúncio e fui. Os folhetos caíram como uma chuva de livros. Cada um foi jogado como um miniparaquedas, para descer de forma lenta e chamar a atenção da população- lembre ele que conseguiu três exemplares.
Quem entra em sua biblioteca, com 25 metros quadrados, se surpreende com tantos artigos e objetos antigos, como uma revista "O Cruzeiro", edição especial do IV Centenário.
Santos tem ainda a edição especial da revista "Manchete". além de matérias do Globo e outros jornais.
-Não sou historiador. Sou pesquisador e memorialista. Minha intenção é conservar a história do Rio e, principalmente da Tijuca. berço da nobreza.
Ele diz que com as comemorações, espera que o carioca passe a olhar a cidade com mais carinho. E garante que guardará todas as lembranças que conseguir dos 450 anos.

Rodrigo Bertolucci, Jornal O Globo, 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário