A tradição do Natal foi iniciada na Antiguidade.Na época,ele era comemorado em datas diferentes,pois não se sabia com exatidão o dia do nascimento de Cristo.Foi somente no século IV que o 25 foi estabelecido como data oficial de comemoração.
Ao contrário dos dias de hoje, quando o Natal é comemorado com uma ceia que começa na noite do dia 24 e só termina na madrugada do dia 25,antigamente os festejos podiam durar até 12 dias.Este foi o tempo levado pelos 3 Reis Magos para chegar até Belém e entregar ao recém nascido Jesus, seus presentes: ouro,incenso e mirra.
Já a montagem de árvores teria começado na Alemanha,em 1530,com o teólogo Martinho Lutero.Diz a lenda que ,certa noite,enquanto caminhava por uma floresta,Lutero ficou impressionado com a beleza de uma cena: pinheiros cobertos de neve e estrelas brilhando no céu- e decidiu reproduzi-la em casa.
Para isso, Lutero usou galhos de árvore, algodão e outros enfeites.Além disso espalhou velas acesas pela casa.Outros alemães aderiram à idéia e levaram-na para o continente americano quando emigraram durante o período colonial.
Logo,logo, a novidade ganharia o mundo e se transformaria na coqueluche de Natal.
Papai Noel:
O personagem Papai Noel foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo,arcebispo de Mira,na Turquia,no século IV. Nicolau costumava ajudar,anonimamente,quem estivesse em dificuldades financeiras:fazia isso jogando moedas de ouro nas chaminés das casas.Depois de morto, foi declarado santo,já que alguns milagres foram atribuídos a ele. A transformação de Nicolau em símbolo de Natal aconteceu na Alemanha e ,logo,se espalhou por todo o mundo.
Guirlanda:
Feita com ramos e fitas vermelhas também é chamada de Coroa do Advento.Simboliza o amor e indica a presença de Jesus no lar.
Estrela de Natal:
Geralmente colocada no topo da árvore, ela representa a estrela cujo brilho guiou os tres Reis Magos até a manjedoura do Menino Jesus.
Árvore de Natal:
Na tradição cristã, ela representa vida,paz ,esperança e alegria.No início não eram usados pinheiros e sim palmeiras e carvalhos.
Presépio:
O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223.E virou uma tradição que ganhou o mundo.Ele faz referência ao nascimento do Menino Jesus e traz também outros personagens bíblicos.
Sinos:
Os sinos usados como decoração em milhares de casas representam o anúncio,para toda a humanidade,do nascimento de Jesus Cristo,o Salvador.
Panetone:
O panetone foi criado em Milão,na Itália,em 1395.O pão no formato que imitava uma cúpula de igreja,foi parar nas ceias de Natal.O costume logo se espalhou pelo mundo.
Meias:
Segundo a lenda,São Nicolau soube de 3 moças pobres que não podiam se casar por não terem dinheiro.Ele então,atirou moedas para elas.O dinheiro caiu dentro das meias das jovens.Daí a tradição de pendurar meias no Natal.
Conheça agora como Papai Noel é chamado em várias línguas:
alemão- Kriss Kringle(significa Criança do Cristo)
holandês- Kerstman
dinamarquês- Juliman
francês-Père Noel
espanhol-Papa Noel
inglês americano- Santa Claus (Estados Unidos e Canadá)
sueco-Jultomten
russo-Grandfather frost ou Baboushka
italiano-Belfaria ou Babbo Natal
japonês-para os poucos cristãos do Japão, Jizo
finlandês- Joulupukki
texto retirado do Jornal Extra, de 20 de dezembro de 2009,autora: Ana Carolina Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário