quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As origens da pizza

Muitos dos ingredientes que formam a base do nosso repertório culinário foram introduzidos pelos antigos gregos e romanos.
O consumo de pão achatado,tipo sírio, também remonta aos antigos gregos e romanos e até mesmo a civilizações mais antigas nas quais este tipo de pão desempenhava um papel central na alimentação.
No século 16, exploradores europeus conheceram o tomate por meio dos povos nativos das Américas e o levaram aos seus países de origem.Os tomates e os molhos à base de tomate tornaram-se especialmente populares na região de Nápoles, no sul da Itália, área que é hoje sinônimo de pizza.
O clima de Nápoles fez essa região perfeita para o desenvolvimento deste prato.Abençoado com um clima típico mediterrâneo, de invernos amenos e chuvosos e verões secos e quentes,trata-se de um cenário onde o cultivo de tomates foi bem sucedido.
Em 1738,a primeira pizzaria foi inaugurada em Nápoles.O prato rapidamente se espalhou por toda a Europa.
Na década de 1940, a receita da pizza foi levada para a América por soldados que haviam provado o prato na Itália, enquanto lutavam na guerra.Logo, abriram seus próprios restaurantes para receber a nova iguaria.
A pizza continua a ser um dos pratos mais queridos do mundo, uma culinária internacional apreciada por todas as idades há mais de 300 anos.
Para muitos a pizza é o prato com o qual foram literalmente criados.Para outros, o seu paladar rico e seu aroma delicioso evocam lembranças de férias passadas em locais românticos de todo o mundo.
Mas, para todos nós,essa exótica mistura de sabores traz sensações culinárias originadas na infância que jamais serão esquecidas.
texto retirado da revista Seleções Reader s Digest,agosto 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário